Governo do Estado do Acre | Secretaria de Estado de

educação

e

esporte

Destaques

viver ciencia

Fundamental

Ensino Fundamental de nove anos foi implantado no Estado do Acre em 2008. Todas as crianças de seis anos foram inseridas na jornada escolar.

Médio

 
Ensino Médio tem como objetivo elaborar políticas públicas de educação que garanta o acesso com qualidade à última etapa da educação básica

Superior

 
Ensino Superior há 15 anos, era considerada, pelos indicadores das avaliações do MEC/INEP, como uma das mais frágeis do país. Apresentava limitações na estrutura física das escolas, na gestão e nas condições de funcionamento de todo o sistema.

Jovens & Adultos

 
Jovens e Adultos - EJA no Acre vem realizando projetos que atendem alunos que não concluíram o ensino fundamental ou médio

Especial

Educação Especial é uma modalidade complementar ou suplementar à formação do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, perpassando todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino.

Rural

Educação Rural nos impõe o desafio de garantir às populações acesso e permanência a um ensino de qualidade, que as habilite ao exercício da verdadeira cidadania, mesmo diante dos limites impostos pelo denso território amazônico.

Professores do Poronga participam de formação em todo o Estado

Cerca de 160 professores lotados no Programa de Aceleração da Aprendizagem do Ensino Médio – PEEM, na capital e em todas as regionais do estado, iniciam nesta segunda-feira, 17, a terceira formação do ano. A ação da  Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação do Projeto Poronga Fundamental e Médio – PORONGA/PEEM é referente aos Módulos II e IV do programa.

As atividades serão realizadas no mesmo período nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Xapuri, sendo Brasileia e Epitaciolândia juntos e Rio Branco, Senador Guiomard e Capixaba na capital.

A programação começa nesta segunda-feira, 17 e se estende até a quinta-feira, 20 de agosto de 2015, em Rio Branco. Nos demais municípios, a programação termina na quarta-feira. "Nossas equipes técnicas e assessores buscam retroalimentar a prática do professor, por meio de oficinas temáticas, com reflexões dos desafios diários associados à teoria", explicou  Emilly Ganum Areal Melo, coordenadora do Poronga.

O objetivo é sugerir estratégias de atividades fundamentadas no núcleo pedagógico e temáticas como evasão escolar, além do trabalho com jogos matemáticos, no sentido de subsidiar a formação e preparo dos profissionais a frente do trabalho. As disciplinas trabalhadas nos Módulos II e IV são: Espanhol, Matemática, História, Sociologia, Química, Artes e Educação Física.

Na capital, o horário é das 18h30min às 22h. Nas demais cidades das 16h às 22h. Em Rio Branco, o evento acontecerá no Centro de Referências e Inovações para a Educação - CRIE e nos municípios em espaços cedidos pelas escolas locais.

PEEM PORONGA

O PEEM PORONGA é uma proposta pedagógica pensada para alunos do Ensino Médio da rede estadual que se encontram em distorção idade série. Voltada para o mundo do trabalho, para o desenvolvimento de competências e para a formação de cidadania, tem por objetivo oferecer a oportunidade a estes alunos de concluir o Ensino Médio em 18 meses

Indígena

Educação Indígena está em funcionamento desde 2000 no Acre. A Proposta Pedagógica privilegia o diálogo de saberes; e a execução se dá com equipe de consultores e técnicos da Coordenação de Educação Indígena (CEI).

Calendário

loader

Planejamento

No events found

Feriados

No events found