Programa Quero Ler ajuda pessoas a enfrentar dificuldades e a superar desafios

DSC 0660

O Quero Ler é o maior programa de inclusão social de nosso Estado. Lançado no ano passado pelo governador Tião Viana e pelo secretário de Educação e Esporte (SEE), Marco Brandão, vai alfabetizar, até o final de 2018, 60 mil jovens e adultos que ainda não tiveram a oportunidade de ter acesso às letras.

E as histórias de sucesso e superação se multiplicam. Uma delas é a da dona de casa Francisca Gomes de Melo. Aos 61 anos, natural do município de Porto Acre e moradora do bairro Jorge Lavocat, em Rio Branco, ela nunca tinha sentado em um banco de escola.

Graças ao genro, que a matriculou no Programa, ela agora começa a se soltar das amarras da dependência e também dos problemas e empecilhos que a acompanhavam pelo fato de não saber nem ler e nem escrever.

Ela conta que, certa vez, no terminal urbano, passaram a ela o nome errado de um coletivo e ela rodou a cidade voltando para o próprio terminal. “Era um ônibus circular. É muito ruim depender dos outros porque eu andei, andei e vim parar dentro do terminal de novo porque me ensinaram o ônibus errado e eu não sabia das coisas”, relata.

Ela já conhece as primeiras letras e além de não pegar mais o ônibus errado, também não precisa mais de ajuda de filhos, netos e do próprio genro, para fazer ligações telefônicas. “Hoje, se eu quiser, ligo para qualquer município, não dependo mais de ninguém”, afirma.

Depois que concluir o processo de alfabetização no Programa Quero Ler, dona Francisca diz que pretende dar continuidade aos estudos, o que já será garantido pelo governo por meio da SEE com a matrícula automática desses alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Eu nunca tive a oportunidade de estudar, mas agora eu estou tendo. Agradeço primeiramente a Deus e para mim é uma honra estar aqui, pois já comecei a escrever o meu nome, coisa que eu não sabia”, conta dona Francisca.