SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DO ACRE 

notícias

da

educação

Mostra Viver Ciência em Sena Madureira é sucesso de público

A 1ª edição do Viver Ciência Itinerante realizado no dia 11, no Alto Purus, foi sucesso e superou as expectativas dos organizadores. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer um pouco sobre o universo da ciência e da tecnologia.

A Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação é o maior evento científico da educação básica do Acre,idealizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e contou com  a participação de outas escolas públicas de ensino fundamental e médio, além de outras instituições da região e outras parcerias. O projeto já passou pelos municípios de Brasiléia, Assis Brasil e agora com a sua primeira edição no município de Sena Madureira, na Escola Dom Júlio Mattioli.foto

A coordenadora da mostra e diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Cleide Prudêncio, avalia de forma positiva a realização do evento. “A expectativa foi bastante positiva e fomos surpreendidos pela participação da comunidade escolar, tanto pelos professores e estudantes. A interação com os alunos foi enriquecedora, pois  eles estavam bastante envolvidos em adquirir conhecimento no âmbito da ciência e tecnologia”, ressalta.

Diversas atividades educacionais e culturais foram especialmente elaboradas durante toda a programação do evento, como apresentação de trabalhos realizados pelos próprios alunos da escola, orientação sobre DST, educação no trânsito para crianças, mini oficinas e atividades artísticas no palco cultural na própria instituição.

“Muito importante a idealização deste projeto. Nós estudantes aprendemos sobre diversas áreas da ciência e da tecnologia e nos estimulam a desenvolver possíveis trabalhos práticos em nossa escola. A ciência e a tecnologia são importantes para a educação,  visitei diversos trabalhos interessantes e  com certeza acrescentará bastante no meu aprendizado”, destaca Everton Soares, estudante do 3º ano do ensino médio, da Escola Dom Júlio Mattioli.

Destaque para o Planetário Móvel

O planetário móvel foi a grande novidade do evento realizado no município. Mais de mil visitantes conheceram de forma lúdica e criativa o funcionamento do sistema solar, das constelações dos planetas. A curiosidade é grande em conhecer o espaço, como ele é por dentro, tanto adultos quanto crianças.

Vale ressaltar que outras regionais receberão a mostra do viver ciência itinerante, como Tarauacá, nos dias 19 e 20 de julho. Será montado tambémum Stand para visitação do Planetário Móvel durante as nove noites da Expoacre 2017, nos dias 22 a 30 de julho. Cruzeiro do Sul também será palco deste grande evento, nos dias 24 e 25 de Outubro.

Viver Ciência

O Viver Ciência é maior evento científico. A mostra é uma junção de tecnologia, educação e ciência voltado para estudantes da rede pública e consequentemente trabalhos que estão sendo produzidos pelas instituições de pesquisa, ensinos, extensões de um modo geral.

Conta