SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DO ACRE 

notícias

da

educação

Porque Ensinar Português para Falantes de Português é tema de palestra em Tarauacá

 

Em visita a cidade de Tarauacá, o secretário Estadual de Educação e Esporte, Marco Brandão, proferiu a palestra Porque Ensinar Português para Falantes de Português. A conversa foi com acadêmicos dos cursos bacharelado de Letras, Pedagogia e Matemática, da Universidade Federal do Acre (Ufac), que estudam no Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup), do município.


Durante cerca de uma hora Brandão falou da importância e também dos desafios de ensinar a língua materna aos nativos.marco


“Quando a criança chega à escola ela já fala o português e carrega consigo, experiências, que fazem parte da cultura de vida dela. O que o colégio vai fazer é introduzir esse estudante nos conhecimentos científicos que estão associados com a língua”, disse.


A universitária, Livramento do Santos, leciona a disciplina de Língua Portuguesa na escola pública Eduardo Moraes, zona rural do município, e diz que a palestra vai ajudá-la a lidar com situações que ela convive no cotidiano da sala de aula.
“Trabalho com alfabetização e percebo que os alunos têm grandes dificuldades de aprender as normas e regras da língua, porque eles já trazem conhecimentos prévios. O nosso desafio, como o secretário falou, é lidar com essa realidade e inseri-los no universo letrado”, destaca.


A coordenadora do Cedup, Francisca Aragão, lembrou que o chefe da pasta estadual tem muita experiência com a educação e que isso vai ajudar os futuros docentes a entender melhor os contextos escolares.


“Essa conversa com os alunos que estão em formação de magistério é de fundamental importância, porque o professor [Marco] tem mestrado em linguística e uma larga experiência de sala de aula. Isso faz dele um profissional de excelência para ajudar esses futuros professores no exercício diário de ensinar”, frisa.

  • Nota de Falecimento

    19 Out 2017 05:05 - Comunicação SEE

    Nota de pesar

    É com doloroso pesar que a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) comun [ ... ]

Conta