SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DO ACRE 

notícias

da

educação

Programa Quero Ler promove Jornada de Alfabetização

 programa Quero Ler, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), reuniu alunos e professores para as atividades de encerramento da Jornada de Alfabetização, nesta segunda-feira, 31.

Participaram cerca de 200 jovens e adultos da regional da Baixada, além dos mediadores e da equipe do Quero Ler.

A jornada é um evento diferenciado, com duração de uma semana, e com atividades que envolvem poesias, teatro, música e dança.  Trata-se de uma ação voltada para motivar os alunos a permanecerem na escola e se integrarem com os colegas.

Segundo Evaldo Viana, secretário-adjunto de Educação a semana faz o diferencial na vida do aluno, por conta da motivação em sala de aula. “Em cada etapa final temos uma programação com atividades diferenciadas. Desse modo, ocorre uma semana de jornada e uma semana de Sarau, alternadamente”, ressalta Viana.

O colono Raimundo Nonato da Silva conheceu o programa por meio da televisão. Foi então que com sua esposa, ele decidiu procurar a escola e começar a estudar por meio do programa. O trabalho no campo com o pai durante a infância não lhe permitiu a vida escolar. Agora, aos 52 anos, ele sai todas as noites para estudar. A boa relação com os colegas e professores ajuda no aprendizado.

“A professora explica muito bem e com paciência. Por isso, eu faço de tudo para não faltar, porque se eu faltar estou prejudicando o trabalho dela, e prejudicando também o meu aprendizado” afirma.

Ele conta que em apenas um mês de aula, já notou progresso. “Eu já conheço muito bem as letras. Já estou escrevendo um pouquinho e por isso estou muito feliz. Hoje eu consigo fazer as coisas e isso é uma sensação maravilhosa”, reitera.

A pensionista Jacira Rodrigues, 60 anos, também é aluna do projeto e se diz realizada com o aprendizado. “Está sendo muito bom porque estou tendo a oportunidade que não tive quando era mais jovem”, diz ela.

Assim como muitos colegas de sala de aula, Jacira não teve uma vida escolar ampla, porque trabalhava como servente.

Na cerimônia, o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão, contou sua própria experiência de superação para reforçar que estudar é fundamental. “O programa Quero Ler é muito mais do que simplesmente o repasse do conhecimento das letras. Aqui, as pessoas fazem amigos, trocam conhecimentos e vivências e aprendem mais felizes”, pontua Brandão.

Etapas do programa

As aulas tiveram início em 2016 e já permitiram a alfabetização de 15 mil pessoas. Uma nova etapa começa no próximo dia 28 de agosto, contemplando mais 15 mil alunos. Depois, em setembro, a meta é alcançar mais 10 mil.

O objetivo é erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos até 2018. Em fevereiro do próximo ano, terá início a última fase com 9.055 alunos matriculados. A expectativa era de 50 mil alunos alfabetizados, porém devido ao grande esforço do governo do Estado, a meta agora é de 60 mil pessoas, demonstrando os bons resultados na Educação do Acre.

 

  • Nota de Falecimento

    19 Out 2017 05:05 - Comunicação SEE

    Nota de pesar

    É com doloroso pesar que a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) comun [ ... ]

Conta