Governo do Estado do Acre

FacebookTwitterFlickrYoutube

 
PORONGA

O Poronga é um Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estão em distorção idade/série, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação. Fundamenta-se em uma proposta de inclusão social e de fortalecimento da auto-estima, representando uma tentativa de oportunizar aos alunos em distorção idade/série um ensino de qualidade, preocupado não só com a correção de fluxo, mas com a valorização do ser humano, condição essencial para o êxito no processo de escolarização.

O Programa foi criado em 2002 pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, atendendo, durante esses dez anos, 52 escolas estaduais da rede urbana do município de Rio Branco, expandindo em 2008 o atendimento em dez municípios do Estado: Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Bujari e Plácido de Castro.

No decorrer deste período funcionaram 600 telessalas, onde já foram atendidos 19.818 estudantes e cerca de 600 profissionais, incluindo professores e supervisores, foram capacitados nas formações em serviço.

Atualmente, o Poronga atende 118 turmas distribuídas em 52 escolas estaduais nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Brasiléia e Epitaciolândia.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

 

  • Oferecer estudos para alunos com dois anos de distorção idade/série, nas escolas estaduais urbanas do Estado do Acre;
  • Elevar a auto-estima de alunos e professores da Rede Estadual, através de uma prática pedagógica dialógica, participativa e cooperadora;
  • Proporcionar aos professores da Rede Estadual de Ensino orientação adequada e capacitação em serviço;
  • Promover a integração escola-família-comunidade através de ações que possibilitem a participação efetiva de todos no processo educativo;
  • Possibilitar aos alunos em distorção idade/série concluírem o Ensino Fundamental, num tempo inferior ao previsto no ensino regular, de acordo com a LDB 9394/96, desenvolvendo as competências necessárias para participar de uma sociedade democrática;
  • Estimular e orientar o desenvolvimento da cultura do sucesso de alunos e professores, visando eliminar os índices de evasão e repetência na rede pública do Estado do Acre.

 

PÚBLICO ALVO:

O Programa atende alunos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino com até 02 (dois) anos de distorção idade/série na faixa etária de 13 a 16 anos de idade.